quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vivian Maier

Boa tarde !

O que vou postar hoje não é bem um invento nem a divulgação de um blog. Hoje vou falar-vos de um dos meus fotógrafos favoritos. Bem, uma - visto que ela era uma mulher. O seu nome é Vivian Maier e tanto ela como as suas 100,000 ( numero crescente ) fotografias viveram desconhecidos aos olhos das pessoas durante anos. Vivien morreu em 2009, o seu trabalho foi descoberto por um agente imobiliário chamado John Maloof ( que é também presidente do Jefferson Park Historical Society em Chicago ) . Enquanto trabalhava num livro sobre a vizinhança de Portage Park em Chicago, Maloof compru 30.000 negativos e prints num leilão que , devido ao facto de Vivian nao poder pagar mais o seu pequeno armazem de arrumaçao ,  tinha ficado com as fotografias e os negativos que estavam dentro das caixas que tinham ficado dentro desse armazém.  Maloof descobriu o nome de Vivian muito cedo , mas foi-lhe impossível descobrir mais sobre ela até a sua morte - quando descobriu o certificado de óbito num jornal em Chicago . Sobre a vida de Vivian não muito se sabe.. na verdade, o seu nome ainda é bastante desconhecido . Sabe-se que ela viajou bastante , que viveu em paris e em nova york. Sabe-se também que trabalhou como ama e que fotografava nos seus tempos livres. Pensa-se que devia ser uma pessoa simpática porque para o final da vida, pensa-se que Vivian ficou sem casa e sem trabalho e que quem a ajudou foram as pessoas que ela tinha tomado conta quando eram crianças. Eu não tenho nenhum curso em fotografia, mas para mim, esta mulher tinha um olho brilhante ! Não me canso de olhar para as fotos dela e estou sempre à espera que novos scans sejam colocados no site dedicado a ela. Despeço-me com algumas fotografias de Vivian - foram-me um bocado difíceis de escolher pois eu adoro-as a todas. Espero que gostem !


Sem comentários:

Enviar um comentário